quinta-feira, 31 de março de 2011

O toque francês

French House é um termo geral para a house music francesa, uma vertente popular da euro dance do final dos anos 90 e 00 e uma forma de euro disco. O gênero também é conhecido como neu-disco (em alusão ao movimento anti-house nu-disco), French Touch, Filter House ou Tekfunk. As características definidoras do som são a forte dependência de efeitos phaser e cut-off em samples (excertos) de músicas disco norte-americanas ou européias dos anos 70 e 80. O som é caracterizado pelo groove, o house e o disco, com um característico toque francês que lhe confere identidade própria, uma atitude que aprendeu a combinar house e funk de forma criativa (e comercial) popularizando o uso progresivo de filtros nas pistas.

Esqueçam Charles Aznavour ou Édith Piaf. E para que não reste nenhum pingo de dúvidas, esqueçam também Jean Michael Jarre. A música eletrônica francesa atual é tão ou mais conhecida mundialmente que seus ícones do passado. Se a Inglaterra é a mãe da música eletrônica, na França o gênero encontrou seus pais: os nomes mais importantes do cenário eletrônico atual possuem um francês como coadjuvante. 

Éthienne de Crécy

Tendo lançado pouquíssimas músicas em seu próprio nome e trabalhando sob pseudônimos (Minos e Motorbass), um apreciador acidental  poderia perdoar Étienne Bernard Marie de Crécy por pensar que ele ama o seu anonimato e prefere deixar a sua música falar. Mesmo no seu site oficial, não existe nenhum recurso de referências sobre o mesmo. Parece que ele se sente desconfortável em ser o centro das atenções. O rótulo de "Guru da Casa parisiense" é claramente justificado pela importância do seu trabalho. Mas seria pouco provável que o reconhecessem na rua.

Nascido em Lyon, de Crécy foi um dos pioneiros do French Touch. Nos anos 80, quando residia em Versailles, estudou no mesmo colégio que os integrantes do Air. Em seguida, mudou-se para Paris, onde trabalhou como engenheiro de som do estúdio +XXX (lê-se plus30). Lá conheceu Philippe Zar do Cassius, com quem trabalhou no lançamendo do seu primeiro álbum, Motorbass. Em 1996, se juntou aos antigos colegas de colégio do Air e fundaram o selo Solid, lançando o que é considerado para muitos o primeiro álbum do French Touch: Super Discount. Com mais de 200 mil cópias vendidas, é uma obra antológica para os fãns da música eletrônica, inclusive com críticas bastante favoráveis em publicações especializadas:

 

Seis anos após Super Discount, de Crécy lança o álbum Tempovision, uma profunda reflexão sobre a música eletrônica da época, mais maduro e menos comercial que o anterior. As animações dos vídeos de Tempovision foram dirigidas por seu irmão:


Finalmente em 2004, oito anos após o Super Discount, veio Super Discount 2, produzido juntamente com Cassius, Air e toda a equipe original. Para este álbum, ele usou apenas instrumentos analógicos antigos. Seguindo o conceito de "desconto" do primeiro álbum, todas as faixas foram lançadas através de ferramentes peer-to-per da época, como Napster e eDonkey. Ele justifica: "É preciso perceber que algo acontece através da troca de MP3. Não é mais desconto! É grátis! A indústria fonográfica não entende que os jovens não irão construir a sua cultura própria musical se eles não tiverem livre acesso à música". O clip da música Fast Track (Someone Like You) a seguir, é bastante interessante por mostrar closes de um casal praticando exercícios físicos que, no desenvolver da música, parece que estão realizando o próprio ato sexual em si, uma percepção astuciosa da sublimação existente na idéia do culto à beleza:


Atualmente, sua música tem se focado em sons mais experimentais e eletrônicos, como podemos ver em Funk:


Daft Punk

Foram os grandes pioneiros do French Touch, juntamente com Cassius e Éthienne de Crécy. São referência para todos os outros DJs franceses advindos posteriormente. A dupla é formada por Thomas Bangalter e Guy Manuel de Homem Christo, que eram amigos de colégio em Paris e montaram uma banda de indie rock chamada Darlin', de trajetória curta. Fizeram alguns shows no Reino Unido e uma crítica negativa na Melody Maker os classificou como "a bunch of daft punk" (um bando de punks bobos, em inglês). Em vez de dispensarem a crítica, Bangalter e de Homem-Christo acharam isso divertido. Daí surgiu o nome do duo para o estilo que eles viriam a se especializar: música house. Nos shows, nas raves e em qualquer apresentação, são inconfundíveis: se vestem sempre fantasiados de robôs.



A dupla editou três álbuns de estúdio: Homework, em 1997, Discovery, em 2001, e Human after all, em 2005. Em 2010, pela Walt Disney Records, foram autores da trilha sonora de Tron Legacy, que recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original, da Austin Film Critics Association.

O primeiro grande sucesso da dupla foi The New Wave, de 1994. Mas Da Funk, de 1995, tornou-se seu primeiro single bem sucedido comercialmente, e foram posteriormente incluídos no álbum de estréia Homework, de 1997. O álbum foi considerado como uma síntese inovadora de techno, house, acid house e estilos de electro, e é amplamente reconhecido como um dos mais influentes álbuns de dance music dos anos 90. Da Funk também foi incluído na trilha sonora do filme The Saint. Foi durante este período que o Daft Punk tornou-se amplamente conhecido. Eles combinaram os estilos musicais acima mencionados e elementos de rave music. Mas o single de Homework, que alcançou o maior sucesso internacionalmente, foi Around the World:


Com o álbum Discovery, de 1999, veio uma das canções de maior sucesso no mundo, e que atingiu o ranking # 2 nas paradas do Reino Unido: One More Time. A canção e o álbum criaram uma nova geração de fãs, apesar de que, para os fãs antigos, Dicovery parecia um trabalho puramente comercial. Os singles Digital Love e Harder, Better, Faster, Stronger foram também muito bem sucedidos nas paradas musicais do Reino Unido e dos Estados Unidos, e Face to Face atingiu a 1ª posição em paradas musicais nos EUA, apesar de uma edição limitada do single.


Em 8 de fevereiro de 2009, Daft Punk ganhou dois Grammys com Alive 2007 e uma reedição do single Harder, Better, Faster, Stronger

Cassius

Dupla pioneira do French Touch, composta pelos produtores Philippe Cerboneschi e Hubert Blanc-Francard, mais conhecidos como Philippe Zdar e Boom Bass. Começaram a trabalhar juntos em 1988, mas o primeiro sucesso só veio 11 anos depois: Cassius 1999. Foi reproduzido pela gravadora Virgin Records, e entrou no UK Singles Chart alcançando a posição # 7.

Este sucesso foi seguido pelo lançamento de seu álbum de estréia, 1999. Neste álbum, lançaram mais dois sucessos: Feeling For You e Mouche. Os videoclipes de Cassius 1999 e Feeling For You exibem personagens do desenho animado Deadman, da DC Comics, retratando a dupla de DJs como super-heróis:


Em 2002 a dupla trouxe ao mercado o seu segundo álbum, Au Rêve, no qual se destacaram os sucessos I'm a Woman e The Sound of Violence:


Cassius voltou ao estúdio em 2006, para lançar mais um sucesso experimental, Toop Toop:



Dimitri from Paris

O seu nome de batismo já diz tudo: Dimitris Yerasimos. É nascido na Turquia, e tem família de origem grega e francesa. Mas foi em Paris que ele iniciou sua trajetória bem sucedida de DJ e produtor. No início, em 1986,  apresentou o primeiro programa da França dedicado exclusivamente à música house, para a Radio NRJ. Simultaneamente, trabalhou como produtor musical para os desfiles de moda e comerciais de Chanel, Jean-Paul Gaultier, Hermès e Yves Saint-Laurent. Seu primeiro grande álbum foi Sacrebleude 1996, mesclando diversos estilos como Acid-jazz, Samba e House. Vendeu 300.000 cópias em todo o mundo, sendo nomeado o disco do ano pela revista Mixmag. Utiliza em algumas faixas, trilhas sonoras e excertos de filmes cults dos anos 60, tais quais Bonequinha de Luxo, La Dolce Vita e Um Convidado Bem Trapalhão.  Seus trabalhos mais atuais incluem remixes para diversos artistas como  Björk, Cardigans, James Brown, New Order e Quincy Jones.


Para a Mansão Playboy, o famoso reduto VIP de Hollywood, conhecida pelas festas oferecidas por seu proprietário (e fundador da revista homônima) Hugh Heffner, Dimitri produziu, entre 2000 e 2002, os famosos álbuns conhecidos mundialmente (A Night at the Playboy Mansion ultrapassou o primeiro milhão de cópias), até o casamento de Heffner, quando as festas foram interrompidas. A coleção inclui um mix de música contemporânea com sucessos nostálgicos dos anos 70, trazendo de volta a atmosfera hedonista novaiorquina do Studio 54. Em 2008, após mais um divórcio de Heffner, as festas recomeçaram e Dimitri foi novamente convidado, lançando The Return to the Playboy Mansion. Perguntado como sua esposa reagiu a esta nova associação ao nome Playboy, Dimitri explica: "Ah, to be honest, she's still very unhappy about the whole thing".


Grand Popo Football Club

A dupla eletrônica  tem um nome tão curioso quanto a formação de seus integrantes: um artista cênico que fazia música nas horas vagas e um músico que fazia artes cênicas nas horas vagas. Ariel Wizman, era apresentador de TV mas se interessava por disc jockey, e Nicolas Errera, um pianista clássico que se interessava por cinema e interpretação, ambos de Paris. O trabalho deles é despretensioso, bem como a maneira de fazer música, provavelmente porque sua união ocorreu totalmente ao acaso: Errera foi um dos convidados do programa que Wizman apresentava. O nome do grupo? Num dos trabalhos de Wizman, ele viajou a Benin para fazer um documentário sobre a paupérrima região de Grand Popo, onde observou que os habitantes adoravam futebol mas, curiosamente, no lugar não havia nenhum clube.


Pela origem do nome, podemos supor que a idéia da dupla é fazer críticas construtivas através da música. É o que eles têm feito. No primeiro álbum, Shampoo Victims, as músicas One More Song On The Market e Nothing To Say In A House Song são críticas à falta de criatividade e repetitividade na própria música eletrônica. O clipe Les Hommes C'est Pas Des Mecs Bien (ou a versão em inglês: Men Are Not Nice Guys) é uma visão futurista muito curiosa, em que a mulher independente não se satisfaz com os modelos masculinos, ainda que construídos sob medida para ela.  A letra da música na voz sensual de Aurore Molière, fala de uma mulher sempre entediada com as questões masculinas repetindo o refrão os homens não são "mocinhos":


Após um hiato de quase 10 anos, eles retornaram em 2009 com um novo álbum, Venon In The Grass, e novas questões implícitas em suas letras. Em Les Filles (As Meninas, em português), vários nomes de mulheres são pronunciados em sequência em possível alusão à liberdade sexual feminina:


E a música My Territory  critica o excesso de narcisismo e auto-valorização das pessoas que empata a muitos de ter sucesso nas relações: 


Vitalic

Seus primeiros trabalhos foram gravados entre 1996 e 1997 com seu seu próprio selo, o Citizen Records, quando ainda utilizava o codinome DIMA, mas suas musicas ficaram confinados à cena underground eletrônica da época. Em 2001, então com o nome Vitalic, através do selo International Deejay Gigolô do músico alemão DJ  Hell, lançou o EP Poney – recorde de vendas até hoje do selo. A partir daí, a faixa La Rock 01 foi tocada exaustivamente pelos melhores DJs da época. Desde então, manteve uma trajetória cheia de gigs em grandes festivais, adquirindo um caráter headliner incontestável, com shows de forte apelo audiovisual e uma consistência invejável na criação de hits certeiros, como My Friend Dario.
Seus videoclipes, muitas vezes cômicos e “viajadões”, no melhor sentido do termo, são cartas na manga que representam sua força no cenário da música eletrônica, onde poucos artistas têm consistência e qualidade na criação de videoclipes:





Bob Sinclair

Junto com David Guetta, é o mais conhecido de todos os DJs franceses. Christophe Le Friant, nascido em Douarnenez (Bretanha), escolheu o nome artístico de Bob Sinclair a partir do filme de espionagem francês Le Magnifique, dirigido por Philippe de Broca. Começou como DJ em 1986, quando tinha 18 anos de idade. Naquela época, sua especialidade musical era o funk e o hip hop, quando era conhecido como Chris the French Kiss. Seu primeiro club hit foi Gym Tonic, co-produzido por Thomas Bangalter, do grupo Daft Punk.

Seus maiores sucessos são Love Generation, um hit da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, que alcançou a posição # 1 na Austrália, Áustria, Bélgica, Alemanha, Hungria e México, vendendo sozinho 2 milhões de cópias mundo afora, e World, Hold On, indicado ao Grammy de 2007, atingindo a posição # 1 na Bilboard (batendo Madonna e Christina Aguilera).

Em 2010, Bob Sinclar lançou Made In Jamaica. O álbum foi indicado ao prêmio de Melhor Álbum de Reggae no Grammy daquele ano, sua segunda nomeação. Nesse mesmo ano, veio ao Brasil como comandante de um trio elétrico no carnaval de Salvador.

Bob não tem videoclipes com teor apelativo e em quase todos existem crianças cantando. Uma dessas crianças é David Beaudoin, que todos pensam que é seu filho, mas na verdade é um ator mirim francês de atualmente 15 anos que mora em uma cidade situada entre Montreal e Quebec. David participou de 4 videoclipes de Bob Sinclair: World, Hold On; Love Generation; Rock this party; Sound Of Freedom.



Together, impossível não se encantar com a beleza e a inocência das crianças, nem com o som inspirador de Bob Sinclair:




Stéphane Pompougnac

O famoso compilador do Hôtel Costes, com 14 títulos lançados, da Saks 5th Ave e de inúmeras outras baladas, trabalhou como garçon no hotel de Jean-Louis Costes em Paris, o Hôtel Costes, que hospeda celebridades da grandeza de Rolling Stones, Madonna, Bruce Willis, Sting, Kylie Minogue e Craig David. Começou sua carreira de DJ em Bordeaux, cidade onde morou na adolescência. Passou 6 meses em Londres e depois retornou a Paris, sua cidade natal. Sua preferência pelo lounge possui muita influência brasileira, mas se interessa por estilos de diversos países. 

Saks Fifth AvenueHotel Costes, Vol. 12
Pompougnac está acostumado a viajar o mundo, apresentando-se em eventos para marcas famosas como Gucci, Yves Saint Laurent, Perrier ou em festas cuja lista amiga tem gente como Johnny Depp, John Malkovitch e Cameron Diaz. Não por acaso, portanto, nas suas vindas ao Brasil, tocou no Londra, do Hotel Fasano, lançando o 12º volume da série, e no clube Kiss & Fly, da Villa Daslu. "Mas juro que sou um cara simples, apenas um DJ como os outros. Tenho o meu nome associado a eventos luxuosos por causa da série Hôtel Costes. E, claro, isso traz bons contatos, não posso negar", diz ele sobre a sua sina de DJ de celebridades. "Adoraria tocar em lugares underground no Rio ou outras cidades, mas nunca me chamam. Devem pensar que meu cachê é muito alto".



Air

Dupla formada por Nicolas Godin, nascido em Paris, e Jean-Benoît Dunckel, nascido em Versalhes. O nome da banda é a sigla de Amour, Imagination, Rêve (Amor, Imaginação e Sonho). O álbum Moon Safari é o mais conhecido e aclamado pela crítica, mas Virgin Suicides foi inteiramente utilizado no filme homônimo de Sofia Coppola. O ótimo Talkie Walkie veio em 2004, com dois singles de grande sucesso: Alone in Kyoto, gravado para o outro filme de Coppola, Encontros e Desencontros, e Cherry Blossom Girl, que foi trilha de um episódio da série A Sete Palmos.

Air – The Virgin Suicides: Downtempo tension 

O ambient pop misturado ao chillout e ao trip-hop, em doses robóticas e com tendências impressionistas, fez do Air um ícone da música eletrônica. Enquanto o Pink Floyd mostrou o lado negro da lua, o Air conseguiu realizar um safari lunático que compreendia um diversificado mix de guitarras acústicas, belíssimos arranjos, vocoders e o mais puro synth-pop.


All I Need, com a participação de Beth Hirsch nos vocais. O clima de hipnose e nostalgia é sensual e envolvente:


David Guetta

O parisiense David Pierre Guetta - eleito em 2009 pela revista britânica DJ Magazine o 3º melhor DJ de House Music do mundo, atrás apenas de Tiësto e Armin Van Buuren - começou a misturar seus vinis originais aos 13 anos de idade e, um ano depois, já organizava festas em seu porão.
Nos anos 90, ele teve grande influência no aumento da house music e acid house em Paris, tocando em clubes como o Le Central, na Champs-Élysées, o Club Rex, o Palace (onde foi gerente artístico) e o Scream, em Les Bains Douches. Desde 1996, David Guetta também realiza eventos em Ibiza. Ele lembra: "Fomos os primeiros franceses a tocar em Ibiza, era diferente naquela época. Os DJs ingleses estavam rindo de nós, mas eu era amigo de Daft Punk e Cassius e eles já tinham se tornado famosos".

Hoje, um dos mais respeitados produtores mundialmente, Guetta tem um extenso portfólio, produzindo para os grandes nomes da música Pop americana. Várias parcerias para suas canções têm sido requisitadas por uma variedade de artistas notáveis, incluindo Chris Willis, Cozi Costi, Kelly Rowland, Akon, Will.i.am., Britney Spears, Rihanna e Madonna, para qual já ajudou a fazer um remix da música Revolver, presente na compilação de Celebration. Em 2009, Guetta produziu para The Black Eyed Peas a canção I Gotta Feeling do álbum The E.N.D. Ele também fez Boom Boom Guetta e Boom Boom Wow, 2 remixes da música Boom Boom Pow do álbum One Love.

O Álbum de estréia de Guetta, Just a Little More Love, foi lançado em 2002 pela Virgin Records e vendeu mais de 250.000 cópias. O seu segundo álbum, Guetta Blaster, foi lançado em 2004 e continha o Dance # 1 nos EUA, The World is Mine:


Em 2007, o terceiro álbum de Guetta, Pop Life, foi lançado. O álbum foi bem sucedido no Reino Unido, assim como em toda Europa. O single Love Is Gone alcançou a posição # 1 no American Dance Chart e nas paradas da Billboard Hot 100:


David Guetta lançou em 2009 seu quarto álbum de estúdio, One Love, que foi disponibilizado primeiramente para download no iTunes em 21 de agosto de 2009, nas lojas da Europa 3 dias depois e nas lojas dos Estados Unidos 4 dias depois. Seu segundo single do álbum, Sexy Chick alcançou novamente # 1 das paradas mundialmente:



Modjo

Dupla formada pelo produtor Romain Tranchart e pelo vocalista Yann Destagnol (aka Yann Destal).

Romain primeiro se mudou com sua família para o México e a Argélia, para finalmente viver no Brasil. Aqui aprendeu a tocar violão, tendo contato com clássicos do jazz e da bossa nova. Quando retornou a Paris, optou por outro rumo, tocando em uma banda de rock chamada Seven Tracks. Após alguns shows nos clubes parisienses La Loco e Le Rex, a banda se separou. Naquela época, tornou-se um grande fã de house music, influenciado por DJ Sneak, Ian Pooley e Daft Punk, lançando seu primeiro single, What You’re Gonna Do Babycom o codinome de Funk Legacy pela Vertigo Records em 1998. Mais tarde, decidiu entrar para a American School of Modern Music, divisião parisiense da Berklee School of Music.

Yann aprendeu a tocar flauta e clarinete desde criança. Na adolescência, sob influência dos Beatles, Beach Boys, David Bowie e outros artistas pop, começou a tocar bateria, piano e guitarra. Mais tarde, comprou uma máquina de gravação de quatro pistas e começou a compor e cantar. Sermpre foi fascinado pelas bandas com poderososo vocais - como Aerosmith e Queen - e agora é um grande de divas R'n'B, com alguns trabalhos conjuntos. Depois de ser cantor e baterista em várias bandas, conheceu Romain em 1998 e o grupo nasceu.

Os dois logo começaram a gravar faixas em estúdio e, numa dessas reuniões, surgiu a muito bem sucedida Lady (Hear Me Tonight)O single tornou-se sucesso instantâneo em toda Europa, seguindo-se por outros sucessos como Chillin', What I Mean e No More Tears. Os singles fizeram parte do álbum Modjo, de 2001, e dupla se desfez após turnê pela Ásia e Europa, tendo ambos iniciado carreia solo.




Stardust

Foi um curto projeto musical de 1998 resultante do esforço colaborativo dos produtores Thomas Bangalter (do Daft Punk), Alain Braxe e o vocalista Benjamin Diamond. O trio lançou a canção intitulada Music Sounds Better With You. A música é baseada em um excerto de 1981 da canção Fate, de Chaka Khan, sendo gravada em Paris pelas produções da Daft House.

A canção foi concebida no Rex Club de Paris, onde o trio estava tocando ao vivo. Bangalter e Braxe criaram o instrumental que instintivamente Diamond cantou as palavras do título. No dia seguinte, gravaram o single em estúdio, acrescentando o sample de Chaka Khan. O sucesso foi imediato: alcançou a posição #2 no UK Singles Chart, passou duas semanas em 1º lugar na Billboard dos Estados Unidos e ganhou o prêmio Hot Dance Music/Club Play em agosto de 1998.

Bangalter, Braxe e Diamond não têm trabalhado juntos desde então. Diamond e Braxe retornaram às suas carreiras solo em andamento, e Bangalter, integrando o Daft Punk juntamente com seu habitual parceiro Guy Manuel de Homem Christo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário