quarta-feira, 6 de julho de 2011

A alimentação pelo mundo

Viver tem o seu custo. Ter uma família, poder educar os filhos, planejar a prole, oferecer assistência médica e odontológica.

Esqueçamos isso tudo. Vamos nos concentrar apenas na alimentação. O principal para a subexistência. Parece simples mas é praticamente impossível pensar no básico sem dissociar de bem estar e saúde, ou  distiguir o supérfluo do necessário. Riqueza e poder de compra são elementos tão básicos para a vida, que vão além das necessidades diárias de calorias e proteínas. Só visualizando para se compreender. O ensaio abaixo é apenas um exemplo, e também uma maneira de se imaginar como serão os desafios para o mundo quando todos os países forem atingindo graus elevados de desenvolvimento. A China com 1 bilhão e meio de consumidores, prestes a se tornar a Alemanha do futuro em termos de comida. E água para toda essa gente, será que vamos conseguir?

Atentem para o tamanho da prole, a dieta alimentar, a disponibilidade de alimentos e a despesa em dólares, para uma família típica de cada país em 1 semana.

1 - Alemanha: Família Melander de Bargteheide.
Despesa com alimentação em 1 semana: 375.39 Euros / $500.07 dólares


2 - Estados Unidos da América: Família Revis da Carolina do Norte
Despesa com alimentação em 1 semana: $341.98 dolares


3 - Italia: Família Manzo da Secília
Despesa com alimentação em 1 semana: 214.36 Euros /  $260.11 dolares


4 - México: Família Casales de Cuernavaca
Despesa com alimentação em 1 semana: 1,862.78 Pesos / $189.09 dólares


5 - Polónia: Família Sobczynscy de Konstancin-Jeziorna
Despesa com alimentação em 1 semana: 582.48 Zlotys / $151.27 dólares


6 - Egito: Família Ahmed  do Cairo
Despesa com alimentação em 1 semana: 387.85 Egyptian Pounds / $68.53 dólares


7 - Equador: Família Ayme de Tingo
Despesa com alimentação em 1 semana: $31.55 dólares


8 - Butão: Família Namgay da vila de Shingkhey
Despesa com alimentação em 1 semana: 224.93 ngultrum / $5.03 dólares


9 - Chade: Família Aboubakar do campo de refugiados de Breidjing
Despesa com alimentação por semana: 685 Francos / $1.23 dólares

6 comentários:

  1. Impressiona como todas as famílias têm a mesma carinha feliz...

    ResponderExcluir
  2. Vou copiar esse seu post para o Amenidades, tá? O blog de Guga que não é o seu gordinho. Bj! (Em tempo, fomos ver Melancolia, que filme, hein??!!!)

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirella, fique à vontade. A carinha dos familiares devem ser possivelmente por 2 motivos: 1. Todos estão felizes porque têm o que comer, inclusive a família do Chade, que possivelmente desconhece o que é fartura (uma vez q nunca viveu essa experiência). Por isso que a felicidade não tem a ver com o 'ter' (a menos q vc tenha perdido um status adquirido). A comparação entre as famílias nos faz questionar se podemos ser felizes sobrevivendo com muito pouco, sem as extravagâncias de uma sociedade voltada para o consumo. Porém, os indicadores de saúde entre os países das 9 famílias retratadas vão decrescendo da Alemanha para o Chade. Na prática, isso significa que uma sociedade mais saudável é aquela que consome mais (o consumo então é necessário para uma maior sobrevida).
    2. Todos estão felizes simplesmente porque o fotógrafo pediu um sorriso Colgate! Hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu estou querendo ver esse filme, especialmente depois de ler a entrevista de Lars von Trier às páginas amarelas da Veja dessa semana. Depois vc me conta o que achou. E o gordinho gostou? Vc viu os comentários q eu fiz nas suas fotos de Buenos Aires? Hehehe
    Bjs e Abs!

    ResponderExcluir
  5. É, a felicidade realmente é algo muito relativo. Isso pode gerar horas e horas de conversas sem fim...

    O gordinho, acredite, gostou mesmo de Melancolia. Não poupou alguns comentários no meio do filme, do tipo "ô, lapa de doida!!". Rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Eu vi os comentários das fotos sim. A minha preferida também foi a do tango com o vira-lata, usei aquele programa Pic Nic, bem facil, e mandei. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir