sábado, 26 de fevereiro de 2011

C'était un rendez vous



C'était un rendez-vous (em português: Era um encontro) é um curta-metragem, feito em 1976 por Claude Lelouch. No filme, é mostrado um condutor andando em alta velocidade pelas ruas de Paris, às 5:30 da manhã.
Devido a limitada disponibilidade de vídeo-tapes do mesmo, ganhou status de cult e também posteriormente muita admiração dos fãs das quatro rodas, devido ao abuso que o condutor faz, e pelo estilo despojado de guiar.
Dada a crescente popularidade e a falta de cópias originais, foi recentemente remasterizado, baseando-se no negativo original de 35mm, e lançado em DVD, tendo forte divulgação pela Internet. Este filme é um exemplo do que se chama cinéma vérité, já que foi feito em ângulo único e sem edição, sendo usada uma câmera instalada na parte dianteira do carro para tal. A duração foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmera, que era de menos de 10 minutos.

Lelouch aproveitou-se do novo equipamento que tinha em mãos, uma câmera giroscópica (ou seja, que possibilita efeitos de movimento), e iniciou a idéia para fazer o filme. A câmera tinha um tempo curto de gravação e registrou o condutor guiando, loucamente, até chegar na Basílica Sacre Cœur, em Montmartre.

O filme mostra nos seus quase nove minutos de duração um condutor dirigindo seu carro pelas ruas de Paris, nas primeiras horas da manhã, acompanhado do som das altas rotações do motor, com várias mudanças de marchas repentinas e pneus guinchando. Tudo começa no túnel da Périphérique, mostrando uma imagem a bordo de um carro em que não é visto, indo em direção a Avenue Foch. Locais famosos da cidade são mostrados no filme, durante o trajeto em que é feito, tais como o Arco do Triunfo, o obelisco da Praça da Concórdia, assim como também a famosa avenida Champs-Élysées. Pedestres não são respeitados, pombos que estavam nas ruas são dispersados, sinais vermelhos são ignorados, vias de mão-única e de contramão são percorridas e faixas centrais são cortadas. O carro nunca é mostrado, mas devido à filmagem, sabe-se que a posição da câmera está na parte da frente. No final do filme, o carro é estacionado na calçada da colina da Sacre Coeur. O protagonista sai do carro e encontra-se com uma mulher de cabelos loiros, enquanto se ouve sinos tocando ao fundo .
A mesma ideia foi usada, tempos depois, em alguns filmes do gênero, como Getaway in Stockholm e Ghost Rider

Ferrari 275GTB

Vários grupos de discussões espalhados pela Internet reivindicavam que o carro usado no filme era uma Ferrari 275GTB, que o próprio Lelouch possuia, ou então algum outro modelo de carro, como o Alpine-Renault ou um protótipo de Le Mans. Partes do carro ou até mesmo sua cor nunca foram mostrados até então.
Já para o piloto anônimo, as especulações da época basearam-se nos pilotos ativos e mais conhecidos da época, tais como: Jacques Laffite, Jacky Ickx, Jean-Pierre Beltoise, Jean Ragnotti, Johnny Servoz-Gavin, dentre outros.
Cálculos feitos por grupos independentes mostraram que o carro nunca passou de 140 km/h. Lelouch afirmou que a velocidade máxima atingida pelo carro foi de 200 km/h.

Mercedes-Benz 450SEL 6.9

Em 2006, trinta anos depois do lançamento do filme, o diretor francês revelou, em uma espécie de "making of", que o carro que carregou a câmera não foi a Ferrari 275GTB, como todos pensavam, mas sim uma Mercedes-Benz 450SEL 6.9. Este carro tem câmbio automático e chega à velocidade máxima de 230 km/h. As mudanças para marchas altas e o som das altas rotações de motor indicam que o carro está a mais de 200 km/h; no entanto, a velocidade do carro em relação à velocidade em que o som reproduz parece não ter relação. Então, como já se especulava, o som utilizado é um overdub do 275GTB, dando assim a impressão de velocidades muito mais elevadas. Isto foi confirmado por Lelouch na mesma entrevista.

Lelouch focalizando as lentes da câmera giroscópica minutos antes de rodar o filme

Ao mesmo tempo em que a informação do carro verdadeiro foi revelada, uma foto foi divulgada no site oficial do diretor (e que depois, de modo instantâneo, se espalhou pela Internet), mostrando Lelouch ajustando a câmera giroscópica utilizada no filme. Pela foto, vê-se que este era realmente de ação real, sem efeitos de cinema, como argumentava Lelouch.

Mas o filme exibe uma negligência criminal em decorrência do risco de morte corrido pelos pedestres e da segurança dos motoristas. Na primeira exibição, Lelouch foi preso e liberado logo depois, sem nenhuma punição sofrida. A distribuição do filme poderia ser vista como ameaça, já que poderia incentivar os motoristas a andar perigosamente (e como loucos) pelas ruas, desrespeitando todas as leis do trânsito (incluíndo semáforos). Atribuíções do próprio Lelouch indicam que ele admitiu o ultraje moral da película e que estava preparado para os futuros riscos e problemas resultantes.
 
A rota utilizada foi a seguinte (em ordem): Boulevard Périphérique - Avenue Foch - Place Charles-de-Gaulle - Avenue des Champs-Élysées - Place de la Concorde - Quai des Tulieres - Arc de Triomphe du Carrousel - Rue de Rohan - Avenue de l'Opéra - Place de l'Opéra - Fromental Halévy - Rue de la Chausée d'Antin - Place d'Estienne d'Orves - Rue Blanche - Rue Pigalle - Place Pigalle - Boulevard de Clichy (rua usada após abortar a rota pela Rue Lepic) - Rue Caulaincourt - Avenue Junot - Place Marcel Aymé - Rue Norvins - Place du Tertre - Rue Ste-Eleuthère - Rue Azais - Place du Parvis du Sacré Cœur


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