domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Grande Guerra Patríótica

27 milhões de mortos. Esse foi o saldo da 2a. Guerra Mundial para a antiga União Soviética. Em cada família das ex-repúblicas, é raro encontrar alguém que não tenha perdido um ente próximo no confronto, ainda nos dias de hoje. Contrariamente às demais nações que uniram os esforços como França, Inglaterra e EUA, a União Soviética lutou sozinha no seu front de batalha. Conseguiu expulsar o exército nazista do seu território, resistindo e avançando em direção a Berlim sem nenhum tipo de rendição.

No período de ocupação, os nazistas cometeram atrocidades contra o povo soviético por razões torpes: porque eram comunistas, porque consideravam os povos eslavos uma sub-raça e por questões antigas territoriais (havia uma teoria de que a Alemanha deveria possuir um território maior para abrigar a raça ariana - O Espaço Vital Alemão - um território onde o povo germânico habitava na antiguidade e fora invadido).

Por isso, o nome 'Grande Guerra Patriótica' (como se diz em russo a 2a. Guerra Mundial) tem para eles uma conotação diferente. O holocausto soviético foi relativizado pelos ocidentais por causa da Guerra Fria. Mas o vídeo abaixo, uma animação de areia de Kseniya Simonova, não deixa dúvidas de como a lembrança deste período permanece acesa no inconsciente coletivo, por exemplo, dos Ucranianos. Uma vela acesa durante a apresentação de Simonova, representa esta lembrança que não quer apagar.

Kseniya Simonova foi a vencedora do Ukraine's got talent de 2009. Curiosamente, só começou a fazer artesanato em areia cerca de 1 ano e meio antes do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário